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Marketing Digital versus Marketing Tradicional. Qual é melhor?

Marketing Digital versus Marketing Tradicional. Eis um dilema de muitas empresas.
Então você precisa conhecer as principais características de cada um deles. Bora!

Assim como existe a dúvida entre Propaganda, Publicidade e Marketing, também existem algumas questões entre Marketing Digital e Marketing Tradicional, principalmente na hora de contratar uma agência, então vamos lá!

Marketing digital x marketing tradicional — Cada um tem uma abordagem distinta para atingir clientes e gerar receita, cada um com técnicas, ferramentas, procedimentos, abordagem e locais diferentes, pois se tratam de universos distintos, assim como seus respectivos habitantes e seus comportamentos.

O marketing digital ou marketing online é fruto desse universo paralelo que chamamos Internet, que usa dos meios que a rede disponibiliza, como redes sociais, sites, motores de buscas, anúncios patrocinados e outras ferramentas, além de técnicas e maneiras específicas para promover produtos e serviços.

No marketing tradicional abrange métodos mais antigos, como publicidade televisiva, rádio, revistas, jornais, bem como publicidade direta, como folhetos, folders e até o bom e velho cartão de visita.

A Internet, em seu início, não dispunha de ferramentas e profissionais de marketing como na atualidade e, os métodos usados eram muito parecidos no marketing tradicional. Seu aperfeiçoamento, com os anos e com o comportamento do usuário e consumidor, que é estimulado e influenciado por esse novo meio, foi possível desenvolver plataformas mais elaboradas. Ao mesmo tempo em que o internauta é estimulado pela rede, a rede também sofre influência com seu comportamento. Apesar de serem abordagens diferentes, elas podem trabalhar juntas para ajudar uma empresa a atingir os objetivos de marketing.

Os recursos on-line, com ferramentas cada vez mais poderosas e seu alcance global, têm capacidade de segmentar os clientes alcançando um grande número de pessoas por um custo menor. O marketing tradicional, por outro lado, pode ser um meio útil para criar conscientização e fornecer informações detalhadas sobre um produto ou serviço.

Quais as principais diferenças entre Marketing Digital e Tradicional?

• Marketing digital abrange uma gama mais ampla de canais, e não está restrito a uma localidade em específico, podendo assim atingir seu público independentemente de onde está usando ferramentas como e-mail, mídia social, Google Ads, SEO, tráfego pago, entre outros. Já o marketing tradicional se limita a meios como televisão, rádio, jornais, revistas e impressos em geral.

• O marketing digital permite a segmentação do público-alvo, oferecendo conteúdo e mensagens customizadas para grupos específicos de consumidores. Enquanto o marketing tradicional tem uma abordagem mais geral, direcionando a mesma mensagem para todos os consumidores.

• No marketing digital permite acompanhar e medir o desempenho das campanhas mais facilmente, com ferramentas que oferecem insights em tempo real. Por outro lado o marketing tradicional é mais difícil de mensurar, pois é necessário aguardar os resultados ao longo do tempo.

Entre os dois, qual é a melhor opção?

A melhor opção dependerá da situação. O digital é ideal para alcançar um público mais amplo atraindo um grande volume de tráfego, dando maior visibilidade, enquanto o tradicional é bom para estabelecer relacionamento mais próximo com os clientes.

Posso apenas usar Marketing Tradicional hoje em dia?

Sim, pode! Em alguns casos.

Embora muitas empresas estejam migrando para o marketing digital, existem alguns casos em que o marketing tradicional ainda se mostra eficaz. Por exemplo, empresas de alimentos, bebidas e outros produtos de consumo diário ainda usam anúncios de televisão, rádio e impressos para alcançar seu público-alvo.

Qual o melhor para investir, Marketing Digital ou Marketing Tradicional?

Embora a publicidade digital seja tendência e de alcance maior, ainda há situações em que a propaganda tradicional pode ser importante. Além disso, vale lembrar que marketing digital e tradicional não são mutuamente exclusivos e as estratégias combinadas podem oferecer o melhor retorno sobre o investimento.

Enquanto o marketing tradicional ainda pode contribuir de forma relevante para algumas empresas, a maioria das empresas hoje estão migrando para o marketing digital. O marketing digital permite segmentar o público-alvo com mais precisão, oferecer conteúdo customizado e acompanhar o desempenho das campanhas em tempo real.

Optando pelos dois, qual deve receber maior investimento?

Para cada um deles dependerá da estratégia de marketing da empresa, do orçamento disponível e do público-alvo. Com um orçamento menor, a eficácia do digital o torna a melhor opção, pois é possível mensurar e acompanhar os resultados com facilidade e baixo custo. As campanhas on-line traz resultados mais rápido devido sua eficiência.

Entre o Marketing Online e o Offline, qual é o mais indicado?

A escolha depende da estratégia de marketing da empresa, do orçamento disponível, do público-alvo e também o ramo da empresa. Se o orçamento for limitado, o digital pode ser a melhor opção, pois é possível mensurar e acompanhar os resultados com facilidade e baixo custo.

Por atingir um número maior de pessoas em menos tempo e por um valor menor que o marketing off-line, o marketing on-line tem o melhor custo benefício.

Entre o Marketing On-line e Off-line qual dá mais resultado?

O marketing digital é mais eficaz, pois permite segmentar o público-alvo com mais precisão e mensurar os resultados com maior facilidade. Além disso, as estratégias de campanhas on-line são muito mais escaláveis ​​do que as estratégias de campanhas off-line. No entanto, a eficácia de cada estratégia de marketing depende do público-alvo e da estratégia de marketing da empresa.

De modo geral, concluímos

Por ser uma tendência, com ferramentas cada dia mais elaboradas, eficácia maior, baixo custo, gerenciamento simples, resultados mais rápidos, interatividade, alcance maior, acompanhamento em tempo real, ecologicamente sustentável, etc., concluímos que o Marketing Digital segue se consolidando como a melhor opção.

João Marcos Vieira

Empresário, Webdesign e Design Gráfico da Projjeto Soluções em Design.

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