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Diferença entre Propaganda, Publicidade e Marketing

Diferença entre propaganda, publicidade e marketing, você sabe?
Neste artigo você entenderá as diferenças entre cada uma delas. Bora lá aprender?!

A maioria das pessoas, incluindo as que trabalham no ramo, não sabe ter um conceito particular, uma definição ou saber a diferença entre Propaganda Publicidade e Marketing. E uma boa parte acha que é tudo a mesma coisa. Mas na verdade não é!

Sinônimos perfeitos existem?

Vale lembrar que não existe palavra que seja 100% idêntica em definição com outra. Isto é, que tenha um sinônimo perfeito. Logo cada palavra tem sua definição e portanto seus limites.

No entanto, podemos usar palavra que transmita uma ideia diferente de sua definição, pois a linguagem é viva e dinâmica, e isso é usual.

Seja preciso no que diz

Agora imagine: se toda vez que for dizer algo, tudo que disser seja exatamente aquilo que quis dizer, com certeza sua comunicação seria mais precisa. E com isso, a transmissão de uma ideia ou de um fato para seu interlocutor seria mais próxima de sua intenção e da realidade.

Quando se fala em propaganda, publicidade e marketing estamos falando de técnicas de linguagem, de comunicação, com uso de textos e imagens. Para Saber a definição de cada uma dessas palavras e saber usar cada técnica em seu devido propósito, fará com que a comunicação seja melhor, precisa e mais eficaz.

Então vamos as definições de cada uma delas.

O que é Propaganda?

A Propaganda é uma estratégia de persuasão para fins ideológicos, com o objetivo de promover alguma ideia, princípio, doutrina, causa ou prática. Para isso, ela apela para recursos psicológicos, que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, e motiva a ação a partir deles.

O que é Publicidade?

A Publicidade é uma técnica dedicada à difusão pública de empresas, produtos ou serviços. Pode ser qualificada como uma propaganda comercial. É a divulgação de produtos, serviços e ideias junto ao público, tendo, em vista, induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável.

O que é Marketing?

O Marketing é um conjunto de táticas de mercado que tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo.

Então, de forma sucinta, podemos sintetizar que os processos para identificar o público-alvo e técnicas para chamar sua atenção e, a partir da comunicação com o cliente criando valor, é o Marketing; a Publicidade propõe então, a difusão do que é vendável, que pode ser um produto, serviço ou marca, a partir da criação de um sentimento de necessidade / desejo no consumidor. E, por trás de tudo isso existe a difusão de uma ideia: Propaganda.

Enquanto a publicidade é uma forma de comunicação que busca promover algum serviço ou produto ao público, a propaganda é uma forma de transmitir ideias que podem ser comerciais, políticas, religiosas, morais e sociais, e pretende influenciar o comportamento do público-alvo.

Diferentes aspectos entre Propaganda Publicidade e Marketing

Na diferença entre Propaganda Publicidade e Marketing a técnica de persuasão é algo em comum entre elas, mas novamente lembrando, possuem diferentes funções. Vale indicar a forma mais fácil de distingui-las e também a principal diferença entre elas – que é o anúncio ser (ou não) patrocinado publicamente por uma companhia, empresa ou órgão. De forma clara, quando um anúncio destaca um produto ou serviço e é assinado por uma marca, esse é uma Publicidade, pois está colocando em questão o ato de vender, além de criar um desejo no consumidor de possuir o produto. Por outro lado, quando o anúncio busca apenas passar uma ideia, um pensamento ou ideologia, esse é Propaganda, pois não está anunciando nada vendável, e a forma como isso é feito e para quem é destinado, é o Marketing.

De um lado, vale reforçar que propaganda é um modo de difundir uma ideia a partir de um apelo moral e sem nenhum fim lucrativo. Por conseguinte, a Publicidade propõe a difusão do que é vendável, que pode ser um produto, serviço ou marca, a partir da criação de um sentimento de necessidade/desejo no consumidor. Nesse caso, o anunciante é identificado e visa o fim lucrativo.

Logo, isso significa que toda publicidade tem sua parcela de propaganda, pois toda venda há uma ideia embutida por trás com apelo emocional e até moral e, se for apresentada de forma correta, agregando valor e direcionada ao público-alvo, usando de técnicas persuasivas de linguagem oral, escrita e visual, o marketing está presente e atuante.

Como ter sucesso em Publicidade Propaganda e Marketing

Todo este trabalho não é tarefa simples, fácil e nem pode ser feito por qualquer pessoa que deseja vender, seja presencialmente ou on-line. Para que a publicidade seja eficaz, é imprescindível profissionais qualificados e com experiência na área, além de ter um produto e serviço de qualidade.

A saber, que a pior publicidade é fazer uma excelente campanha com produtos e serviços ruins. Atentos a isso, para obter o melhor resultado nos negócios, com dedicação para seguir prosperando em todas as áreas, expandindo e conquistando novos espaços, a contratação de profissionais capacitados será determinante.

29/07/2022

João Marcos Vieira

João Marcos Vieira

Empresário, Webdesign e Design Gráfico da Projjeto Soluções em Design.

Este post tem 3 comentários

  1. Carlos

    Gostei demais da informação. Esclareceu bastante.

  2. Anderson

    Obrigado pelo post! Muito claro e direto.

  3. Gmail

    Parabéns! Texto muito esclarecedor.

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