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Diferenças entre SEO e Google Ads

Neste artigo mostraremos as principais vantagens e diferenças entre SEO e Google Ads. Entenderá qual é a melhor opção para alavancar seu negócio.

O marketing on-line é a tendência quando se trata de publicidade, com potencial para qualquer necessidade empresarial, desde valorização da marca, geração de leads e vendas efetivas. Acredite, o marketing digital com suas ferramentas cada dia mais poderosas e personalizadas veio para ficar!

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization), quer dizer Otimização de mecanismos de busca, é o processo de otimizar o conteúdo de um site para obter melhores posições nos resultados da pesquisa orgânica, ou seja é um conjunto de boas práticas usadas em um website que o Google o classifica como um site relevante e o posiciona nas melhores colocações nos resultados de busca.

Isso significa que ao usar um conjunto de técnicas de SEO você pode aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca, tornando mais fácil para os usuários encontrarem seu conteúdo. Algumas das técnicas de SEO envolvem a otimização de palavras-chave e frase-chave, a construção de links, otimização de conteúdo e otimização de sites.

O que é Google Ads?

Google Ads é um serviço do Google que permite que empresas anunciem seus produtos ou serviços na rede de pesquisa do Google e no YouTube. Os anúncios são exibidos quando os usuários pesquisam por termos relacionados ao produto ou serviço da empresa. Por meio de inserção de créditos, os anunciantes pagam à Google quando os usuários clicam nos anúncios.

Você já viu as diferenças entre SEO e Google Ads, são duas ferramentas essenciais para quem deseja alcançar o sucesso na web. Com o Google Ads, você pode criar campanhas pagas de anúncios para alcançar o seu público-alvo e obter resultados em curto prazo. Por outro lado, o SEO é um conjunto de técnicas que visam melhorar o ranqueamento das suas páginas nos resultados orgânicos do Google e o resultado é a médio e longo prazo.

Através do Google Ads, você pode criar anúncios de texto, imagem ou vídeo que aparecem nos resultados de pesquisa do Google. Além disso, você pode segmentar seu público por características como localização, interesses e comportamento de navegação. Com isso, é possível direcionar seus anúncios para quem tem mais chances de se interessar. Mas vale lembrar, a campanha do Google Ads se mantém ativas com créditos.

Quais as diferenças entre Busca Orgânica e Anúncios Pagos?

O SEO é uma estratégia a médio e longo prazo, que melhora o seu posicionamento nos resultados orgânicos. Enquanto o Google Ads foi criado para oferecer um retorno financeiro rápido. Por isso, é importante que você combine ambas para obter o melhor resultado.

O Google Ads é mais eficiente quando usado para anunciar produtos e serviços pelo fato de ser anúncio pagos. Por outro lado, o SEO é ideal para melhorar o tráfego de um site e aumentar sua presença na web e criar autoridade, pois muitas empresas preferem quem está nas primeiras posições do Orgânico do que dos anúncios pagos. O SEO também garante que o seu conteúdo seja relevante para os usuários e que eles encontrem as respostas que precisam.

Portanto, investir em Google Ads e SEO é uma ótima forma de obter resultados na web. Essas ferramentas ajudam a alcançar o seu público-alvo e a melhorar o ranqueamento do seu site. Ao usá-las de forma correta, você pode aumentar o tráfego e a visibilidade do seu negócio na web.

A busca orgânica se concentra em direcionar o tráfego orgânico para o seu site, enquanto o Google Ads exibe anúncios pagos na página de resultados de seu mecanismo de busca.

Conhecido também como busca orgânica, o SEO otimiza o site melhorando sua posição na lista de resultados dos mecanismos de pesquisa online. Estes mecanismos de pesquisa usam algoritmos para analisar o valor e a relevância da sua página na Internet e classificá-la de acordo com os padrões estabelecidos pelo Google.

Avaliar bem quais palavras-chave e frase-chave considerando o ramo de negócio, público-alvo para que os mecanismos de pesquisa consideram significativas e assim otimizar seu site de acordo as regras do algorítmo.

Confira algumas características do SEO:

  • Mais econômico, com resultados a médio e longo prazo e sem necessitar créditos antecipados para manter ativa a campanha em comparação ao Google Ads. Assim que o site é otimizado, está classificado para trazer tráfego relevante com resultados duradouros.
  • Com eficiência a médio e longo prazo, contribui para manter classificações mais altas nos resultados de pesquisa por mais tempo.
  • Sem lances de palavras-chave e/ou orçamentos diários envolvidos, o SEO mantém o posicionamento estável.
  • Atingindo um posicionamento alto nas buscas orgânicas, amplia a autoridade e valoriza a marca devida a credibilidade do site.

Comparação entre SEO e Google Ads

Fator de tempo: os resultados do Google Ads são mais rápidos em comparação ao SEO, pois são anúncios pagos. Em se tratando disso, requer maior investimento. Quanto ao SEO, os resultados são à médio e longo prazo e também são mais indicados para quem tem orçamento baixo.

Custo: SEO é tecnicamente gratuito, mas exige que você invista tempo e recursos para configurar seu site com palavras-chave apropriadas. Com o Google Ads, se você deseja melhorar sua classificação em uma SERP (lista de resultados de buscas) em relação a uma palavra-chave específica, você paga uma quantia específica por essa palavra-chave.

Retorno do Investimento:

  1. Para empresas que dispõem de condições para investimentos maiores e precisam de resultados imediatos, o Google Ads é uma excelente opção.
  2. Todos sabemos da importância de participar da concorrência on-line em mesmo assim a empresa não dispõe de grandes recursos financeiros, o SEO é a melhor opção.

No entanto, se tratando de publicidade, toda empresa consolidada investe pelo menos 5% de seu faturamento em marketing e, certamente investe em todos os meios que a rede oferece: Google Ads, SEO, Redes Sociais e, em alguns casos, também em impressos em geral, isto é, o marketing tradicional. O que significa que, se a empresa tem bons produtos, serviços e preço justo, o ideal é investir tanto no Ads quanto no SEO. Pois, o que garante o sucesso de um negócio é a qualidade dos produtos e serviços e, que a publicidade tem como missão levar às pessoas os benefícios que a empresa oferece e torne-o um consumidor satisfeito.

Afinal, qual é a melhor opção?

Por obter os melhores resultados a médio e longo prazo, o SEO gerar resultados mais duradouros, pois aumenta a classificação e relevância de seu site na web.

Quanto ao Ads, por necessitar de investimentos maiores e contínuos, tem resultados imediatos. Logo, você pode investir no Google Ads para alcançar seus objetivos mais rápidos e promover lançamentos, ofertas ou pôr energia no negócio, e a médio e longo prazo investe no SEO para manter duradoura a relevância na rede.

É difícil afirmar qual é a melhor opção. O que irá mesmo determinar será a estratégia de marketing e seus objetivos – tanto SEO quanto Google Ads se destacam em diferentes aspectos e na possibilidade da empresa investir nos dois, terá melhores resultados.

Enfim, o que todos já sabemos é que todas as empresas, sem exceção, devem ter sua representatividade na Internet com um site e uma campanha no Google e, não se trata de, com isso, faturar muito além do que já fatura, mas sim de se manter competitivo no mercado. Duvida? Experimente ficar off-line e saberá o porquê ter um website!

Cada negócio tem seus objetivos, suas peculiaridades e necessidades, portanto é imprescindível contratar uma Agência Profissional para direcionar melhor seus investimentos em publicidade.

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Agência Projjeto

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João Marcos Vieira

Empresário, Webdesign e Design Gráfico da Projjeto Soluções em Design.

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